Utilizando o gerenciador de Senhas LastPass para aumentar sua segurança online

Tempo de leitura: 3 minutos

 

O mundo hoje está conectado, está online. Isso quer dizer que você não vai mais ao banco, você utiliza o bankline… você não vai mais até a blockbuster, você assiste filmes através da intenet e por ai va… Todos os nossos serviços relacionados a comodidades, entretenimento, comunicação, informação, notícias, tem pelo menos uma ferramenta que necessita de usuário e senha.

Por este motivo, nos cadastramos em muitos sites, serviços, redes sociais e um grande erro (cometido por cerca de 85% dos usuários), é utilizar a mesma senha ao longo de todos estes sites e serviços.

Por este motivo, a dica de hoje está relacionada a um aplicativo online multiplataforma (diversos navegadores, sistemas operacionais e versões para smartphones) chamado LastPass, que além de permitir que você armazene as senhas para rápida autenticação ao longo de diversos sites, também permite que você crie senhas altamente complexas (até porque não precisará se lembrar delas de cabeça).

Logo LastPass - Senhas seguras

O LastPass, que pode ser acessado através deste link lembra suas senhas de maneira segura para que você não precise se preocupar com isso. Ele permite que você registre suas senhas, realize anotações confidenciais e o melhor, é gratuito.

Para cada navegador, ele irá adicionar um plugin correspondente que através de uma senha “master”, ele gerencie todas as suas outras senhas. Para este exemplo utilizaremos o navegador google chrome:

Passo 1

Acesse o site do last pass e clique em “obtenha o LastPass free”.

Obtenha o LastPass Free

Passo 2

Após clicar no botão, será sugerido para que a extensão do LastPass seja adicionada ao Google Chrome. É necessário aceitar esta etapa, clicando em “Add Extension”.

Extensão do LastPass no Google Chrome - VocêSI

Passo 3

Realize um cadastro  na plataforma (a parte do cadastro é super simples, por isso pularemos esta etapa).

Cadastro LastPass

Passo 4

Realize login na plataforma. Você deverá visualizar uma tela com este aspecto:

Tela inicial LastPass

Passo 5 – Configurando o LastPass

A partir daí é possível fazer muitas coisas, inclusive configurar o sistema da forma que desejar (trocar para português, mudar para autenticação 2 fatores – falaremos sobre isso em outro post, dar acesso de emergência a alguém caso seja necessário, etc). Aqui, configuraremos um site para que vocês possam visualizar. Para isso, clique no botão “Add Site” e verá que a tela abaixo será exibida. Preencha os campos conforme o que desejar.

Configurando um site no LastPass - vocesi

Veja que, apesar de um exemplo, estamos elegendo uma senha altamente complexa, e que dificilmente seria quebrada e isso se dá ao fato de eu não ter que lembrar a senha posteriormente, uma vez que estou confiando esta tarefa ao próprio LastPass. É muito recomendado que vocês façam o mesmo, aumentando exponencialmente a sua segurança  online. Senhas diferentes, complexas, que não se remetem à itens comuns da sua rotina, como nomes de parentes ou coisas que lembrem vocês.

Uma vez salvo o site, ele será exibido em seu painel pessoal, como o exemplo abaixo:

Painel LastPass

 

Passo 6 – Autenticando um site com o LastPass

Para este exemplo, acessaremos o Facebook. Configurei previamente o meu LastPass com minha senha do Facebook (altamente complexa). Ao acessar o site do facebook veremos que no campo de usuário e senha, o LastPass já exibe seu logo, quadrado com 3 asteriscos e com o número 1 (significa que ele tem uma única senha para este site, mas eu poderia ter cadastrado mais de uma conta, por exemplo e selecionar neste campo).

Autenticando o facebook através do LastPassEspero que tenham gostado e caso tenham alguma dúvida é só deixar nos comentários que responderemos em breve 🙂

 

Logo Pulso TecnologiaConheça nossa empresa e nossas soluções de Segurança da Informação

Clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *