RANSOMWARE – A ferramenta do Cybercrime da atualidade

Tempo de leitura: 2 minutos

Ransomware é um tipo de software malicioso (malware) criado com o intuito de bloquear o acesso a arquivos ou sistemas para só liberá-los após o pagamento de um valor especificado. É como se fosse um sequestro, mas virtual. Nas próximas linhas, você entenderá melhor o que é ransomware, terá dicas de prevenção e verá instruções sobre como agir caso seu computador ou sistema seja infectado por uma praga do tipo. – InfoWester

Por que devo me importar com Ransomware?

De modo resumido, Ransomware é um tipo de malware. Ele criptografa para bloquear
os arquivos da vítima e exige um resgate (do inglês, ransom) em troca da devolução segura dos dados. O que nem sempre ocorre. Há uma estatística levantada pela companhia de softwares anti-vírus, Kaspersky, que nos mostra: apenas 80% das vítimas deste malware que pagam o resgate conseguem efetivamente os dados de volta. Já pensou?

É bem fácil ser infectado. De forma mais comum, ransomwares se infiltram em computadores quando o usuário abre um anexo malicioso, clica em um link suspeito ou instala aplicativos de lojas terceiras. Contudo, podem vir de sites legítimos também: recentemente, por exemplo, cibercriminosos utilizaram redes de propaganda para infectar usuários com esse malware.

Como saberei se meu computador ou dispositivo móvel foi infectado com ransomware?

Ransomwares não são sutis. Eles se anunciarão de forma agressiva dando prazo para realização do pagamento de resgate e você não conseguirá mais acessar seus arquivos.

RANSOMWARE

O melhor é prevenir!

  1. Não abra anexos de e-mails suspeitos, não visite sites pouco confiáveis, e não baixe programas de qualquer site que não seja do desenvolvedor oficial e de lojas igualmente legítimas. Informe-se sobre mensagens de phishing, e não clique em seus links.
  2. Faça backups regulares, se preocupe bastante em não ter apenas um backup, faça-os em HD externo, em pendrives e em nuvem. Se seus arquivos forem armazenados tanto no PC quanto em mídias externas ou na nuvem, você pode formatar a sua maquina e restaurar seus arquivos pelos backups.
  3. Instale um bom programa de antivírus. Alguns antivírus já possuem proteção específica contra o Ransomware, é o caso do BitDefender e do Kaspersky. Antivírus gratuítos não são uma boa opção. Mantenha-o sempre atualizado.

E-BOOK

Gostou deste conteúdo? Então baixe nosso e-book exclusivo!  RANSOMWARE E-book Pulso Tecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *