Mistério do SPAM no Gmail: Leia isso antes de trocar sua senha!

Tempo de leitura: 4 minutos

Alguns usuários do Gmail estão reportando Spam de sua caixa de e-mails enviados. Antes de trocar sua senha, veja isso antes:

Tem alguma coisa estranha acontecendo no mundo do Gmail. Primeiro foi reportado pelo site americano Mashable, depois pelos seus “concorrentes” ZDNet e TechRepublic — “algumas pessoas perceberam mensagens de SPAM em sua caixa de e-mails enviados”.

Teoricamente isso só tem uma razão, certo? As contas estão comprometidas e seus donos precisam trocar as senhas…

MAS, o problema de SPAM continua aparecendo mesmo para pessoas que já trocaram suas senhas. Isso é o que foi reportado no próprio Gmail help forums.

Para piorar a situação, nem utilizando um método de autenticação dupla (aka 2FA) o problema é resolvido, de acordo com o portal ZDNet. O portal CNET  contactou diretamente o Google para entender o problema mas até agora não houve uma resposta.

Então basicamente… O que está acontecendo e o que você deve fazer?

O Google sabe o que está acontecendo?

De acordo com as informações que o Google enviou para o portal Mashable, a empresa está “ciente do SPAM que está impactando uma pequena parcela dos usuários e que está tomando ações preventivas para proteger os usuários”.

Veja sua pasta de e-mails enviados

Para ver se sua conta está “enviando SPAM”, abra sua caixa de e-mails enviados e procure por mensagens suspeitas — quaquer coisa que você não tenha enviado de fato, é estranho. (Um usuário comentou mensagens relacionadas a perda de peso e suplementos para atividade física).

Nada estranho por ai? Então você provavelmente não foi afetado.

Viu algo preocupante? Reporte essas mensagens como spam na própria caixa do gmail e elas serão banidas para a pasta correta. O interessante é que mesmo que você ver essas mensagens na sua caixa de saída, você provavelmente não foi afetado. E-mails falsos são uma tática simples para hackers e provavelmente sua conta nunca foi comprometida de fato. Isso quer dizer que a presença dessas mensagens na sua caixa de “enviados” é mais uma falha no agrupamento da base de dados realizada pelo Gmail, onde um e-mail que deveria ser enviado para a pasta de “Spam” está sendo roteada para a pasta de “enviados”. Dito isso, o Google mencionou para a Mashable que os engenheiros de software identificaram a falha e estão reclassificando todos os e-mails como spam e que não há razões para acharmos que algum usuário foi realmente afetado (será?)

Continuo cismado. o que mais eu posso fazer?

Bom, a boa notícia é que você acredita na importância da segurança online. A primeira coisa a fazer é:

Habilitar um two-factor authentication (autenticação de dois fatores): Se você não tem isso ainda, deveria. A Autenticação dupla (de dis fatores) previne você de qualquer pessoa que possa acessar sua conta Google/Gmail a menos que eles sejam capazes de fornecer uma segunda senha — que é gerada em tempo real e enviada para seu celular.

O Passo a passo de como fazer este processo está escrito aqui, então não vamos prolongar o assunto.

Tenha certeza que você não tem aplicativos “estranho” com acesso à sua conta do Gmail. Através deste link: Aplicativos com acesso à minha conta google Você pode checar caso haja alguma coisa que você desconhece para desassociar de sua conta Google. Nossa recomendação é que você confira até os que são familiares, pois podem ser apps “falsos”. O exemplo abaixo é de um aplicativo legítimo e a data bate com a que o usuário permitiu acesso ao App.

Gmail app permissions
This is a legit app, and the date lines up with when we authorized it to be linked to our Google account.CNET

 

Veja extensões desconhecidas em seu navegador: Mesma coisa! se você ver algo que não conhece, não deverá ser um problema desinstalar. Eles podem ser vilões!.

Use um password Manager: Recentemente nós postamos sobre o LastPass. Ele permite que você use senhas altamente complexas e diferentes para todos os sites que você possui cadastro.

Troque sua senha de qualquer forma: Apenas para reforçar: O problema reportado aqui aparenta ser apenas uma rotina que mudou os e-mails de pasta e que nenhum usuári deve ter sido afetado. Mas caso você queira, você pode também alterar sua senha para reduzir os riscos de invasão. Com isso, não recomendamos a troca de senha para resolver este problema. Se você insistir, clique aqui para trocá-la Google troca de senha. Você não conseguirá trocar senhas pelo app em seu celular/ tablet.

Você encontrou o problema que estamos mencionando aqui? Comenta conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *